terça-feira, 27 de novembro de 2012

aquecimento global




Por Fernando Rebouças
Segundo a revista “Science”, a queimada de florestas tropicais, savanas  e terras agrícolas é responsável em 19 % pelo aquecimento global. A queimada ecologicamente incorreta ainda é um mecanismo muito usado na economia mundial e no fluxo de energia global. Até o início do século 21, Brasil, Malásia e Indonésia foram os países que mais devastaram suas florestas através de queimadas. Entre os anos de 1997 e 2006, os trópicos asiáticos , através de queimadas, contribuíram com 54% das emissões. Nos trópicos americanos, incluindo a Amazônia, foram emitidos 32 %, a África ficou com 14 %.
Queimada na Amazônia
Queimada na Amazônia
Os principais focos de calor por queimadas do planeta está situado na Amazônia e no Mato Grosso. O nosso planeta Terra é grande detentor de carbono, o que o torna inflamável.
Devido às mudanças climáticas, o fogo está mais presente nos biomas, gerando prejuízos domésticos, empresariais, sociais e ambientais. Devido ao El Niño de 1997-98, a Ásia tropical e a América Latina ficaram mais secas e mais inflamáveis, pois a seca nos biomas favorece o aparecimento de focos de incêndio.
Veja: Incêndio Florestal

Nenhum comentário:

Postar um comentário