terça-feira, 20 de novembro de 2012

Fotos das mais belas cachoeiras do Brasil

Conheça algumas das quedas d'água mais impressionantes do país

Fonte: viajeaqui
Inspiradoras, relaxantes, ótimas para acabar com o estresse: não é à toa que as cachoeiras são atrações turísticas de destaque em vários destinos brasileiros.Elas podem até ser parecidas à primeira vista, mas uma coisa é certa: nenhuma é igual a outra.
Em Foz do Iguaçu, as Cataratas do Iguaçu impressionam com a força das águas em suas 275 quedas, enquanto o Salto Yucumã se destaca pelos 1800 metros de extensão em Derrubadas (RS). Algumas quedas são altas como a Cachoeira da Fumaça de 380 metros da Chapada Diamantina (Ba). E há cachoeiras que, além de proporcionar uma bela vista, têm poços para banho como a Boca da Onça em Bonito (MS).
Confira acima estas e outras quedas d'água que o viajeaqui selecionou para você admirar e, se possível, banhar-se.
.As Cataratas do Iguaçu são uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza e um dos cartões postais mais famosos do Brasil. Com 275 quedas, tem o título de maior queda d’água em volume do mundo. O lado brasileiro, em Foz do Iguaçu, no Paraná, proporciona uma bela visão, enquanto o argentino impressiona pela força e pela proximidade da Garganta do Diabo.
Para conhecer o Salto do Rio Preto (120 metros), uma das atrações do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é preciso caminhar. São 5 quilômetros de trilha até chegar à cachoeira. Aproveite para conhecer a Cachoeira do Garimpão (80m) que fica no mesmo caminho e tem poços para banho.
Um dos principais cartões-postais de Mato Grosso é uma cachoeira do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. O Véu da Noiva (86 metros) é um fiozinho do Rio Coxipó que desce por um paredão de arenito e forma um enorme poço. Você pode observá-lo a partir de um mirante a 550 metros do estacionamento do parque.
Com 157 metros, a Boca da Onça, em Bonito, é a cachoeira mais alta do estado do Mato Grosso do Sul. O acesso é feito por uma trilha de 4 quilômetros que passa por 10 cachoeiras (apenas três são boas para banho).
Derrubadas, uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, abriga uma queda d’água que não impressiona pela altura (15 metros), mas pelo comprimento. Com 1800 metros, o Salto Yucumã é a cachoeira mais extensa do mundo.
Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, é uma das mais belas do Brasil. A água serpenteia por 273 metros até chegar a um poço como um spray. As trilhas que levam até ela são difíceis e é recomendável contratar um guia para fazer o passeio.
Cascata do Caracol (131 metros), no Parque do Caracol, em Canela, é a mais famosa do Rio Grande do Sul. O mirante e o elevador panorâmico são ótimos para tirar fotos, mas para ver a cachoeira de perto é preciso encarar uma escada com 750 degraus.
Uma das atrações mais procuradas da Chapada Diamantinana Bahia, é a Cachoeira da Fumaça (380 metros). Uma fina cortina de água que despenca, por uma abertura no paredão, e vai “dançando” conforme o vento até chegar ao chão, como uma garoa fina.
Salto São Francisco é a cachoeira mais alta da região de Prudentópolis, no Paraná. A queda de 196 metros não possui nenhuma estrutura para receber turista. Visitá-la sem o acompanhamento de um guia pode ser perigoso.
Uma caminhada de 1,5 quilômetros leva à Cachoeira Santo Izidro (foto) a mais próxima da entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Se tiver pique (muito pique) estenda a viagem até a Cachoeira do Veado, parada obrigatória para quem encara os 53 quilômetros da Trilha do Ouro. A queda d’água se encontra no meio do caminho entre São José do Barreiro, em São Paulo, e Paraty, no Rio de Janeiro. Um ótimo ponto para montar o acampamento.
Uma das mais belas cachoeiras de Presidente Figueiredo, a Cachoeira do Santuário é também aquela que talvez possua a melhor infraestrutura turística. Localizada no Km 12 da AM-240, ela faz parte da reserva ecológica de mesmo nome, e conta com chalés, piscinas e restaurante para atender hóspedes e não hóspedes. A entrada é de apenas oito reais por pessoa.
Para chegar à Cachoeira é necessário atravessar uma pequena trilha dentro da floresta por cerca de 10 minutos. O complexo é composto por três quedas d’água, com a maior atingindo cerca de 15 metros de altura. A forte correnteza, ao chocar-se contra as pedras, produz respingos de água que parecem reproduzir uma fina névoa, proporciando uma bela visão.
Apesar da força da água, pequenas piscinas se formam nas margens do rio, possibilitando um banho mais tranquilo. Já as formações rochosas que circundam todo o complexo impressionam pela grandeza, enquanto o solo é coberto em quase toda a sua totalidade por um denso emaranhado de raízes.
Um detalhe curioso é a pequena estátua de Santa Clara fixada no meio da primeira queda d'água. A Cachoeira foi batizada em homenagem a esta santa, que é a padroeira do local.
Resumindo...
Localização: Km 12 da rodovia AM-240 (Estrada de Balbina)
Como chegar: A entrada da reserva ecológica é bastante visível e sinalizada a partir da rodovia. De carro ou moto-táxi, chega-se facilmente.
- A entrada é permitida das 8h às 16h. Uma vez lá dentro, pode-se permanecer na cachoeira até às 17h.
- A entrada custa 8 reais por pessoa.
- O complexo possui chalés para hospedagem e restaurante.
- De vez em quando, há uma equipe de esportes de aventura que promove tirolesa no local..

Nenhum comentário:

Postar um comentário